Sete explicações para o 7x1


Neste texto apresentei os principais motivos para a derrota vergonhosa da seleção brasileira, para acessar o texto é só clicar no título da postagem.




A pior derrota da história brasileira, fomos humilhados em nossas próprias terras, um jogo que não só tirou o Brasil da tão sonhada final, como provocou nos torcedores uma dúvida, o futebol brasileiro está tão longe assim de voltar a ser o melhor do mundo?


Formação tática, despreparo emocional, falta de comando do nosso treinador, afinal, quais foram os principais motivos para essa vergonhosa derrota? Separei para vocês alguns deles, sete para ser exato, que talvez possam explicar o que aconteceu com nossa seleção nesta partida.





1 – Escalação para o jogo. 




Começando com o motivo mais óbvio, Felipão escalou muito mal o time, não só na escolha tática como na escolha de Bernard, a tática se mostrou totalmente ineficaz e o jovem jogador não mostrou nem um pouco do que é capaz. 




Bernard no aquecimento já se mostrava nervoso e depositar no garoto uma responsabilidade tão grande foi um risco enorme.




Deixar o meio campo aberto para uma equipe como a Alemanha foi completo suicídio, três jogadores apenas no meio campo, sabendo da deficiência defensiva de Oscar foi completamente equivocado, os meio campistas alemães tiveram completa liberdade e o placar nos mostra isso, nossos volantes correram atrás da bola feitos bobos e também mostraram estar num dia ruim.




2 – Desentendimentos da comissão técnica com os jogadores e a CBF




A marca de Felipão foi criar um grupo unido e disposto a jogar como uma família, coisa que não conseguiu nessa Copa do Mundo, longe de agradar todos os jogadores, o treinador também teve conflitos com a CBF, que reprovou algumas atitudes de Scolari, além de não dar o respaldo para o treinador quando o mesmo fez duras críticas a arbitragem ainda na primeira fase.




3 – Falta de um “capitão” em campo




Gosto muito do estilo de jogo do David Luiz, mas confesso que ele me decepcionou muito no jogo contra a Alemanha, como capitão da equipe não teve força necessária para organizar os jogadores, se preocupou mais em reclamar com a arbitragem do que realmente orientar seus companheiros.




O elenco talvez tenha sentido a falta de um jogador experiente com um forte currículo e que não sofresse com a pressão desse jogo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká talvez pudessem ser os escolhidos para essa função, mas nenhum dos dois apareceu na convocação e nem devem voltar a seleção.




4 – Descontrole total após o segundo gol




É inexplicável o descontrole dos jogadores brasileiros após sofrer o segundo gol, jogadores como David Luiz, Maicon, Júlio Cesar e Marcelo já estiveram em final de Champions League, simplesmente não da pra entender como um time de futebol consegue sofrer 4 gols em 6 minutos.




Com 3 a 0 no placar já víamos nosso capitão ir ao ataque e não voltar para marcar, nossos volantes desistindo das jogadas após sofrerem um drible, nossos laterais com dificuldades para acompanhar as descidas dos laterais alemães, descontrole esse que dificilmente vai ser explicado algum dia.




5 – Fraco emocional dos nossos jogadores




No jogo contra o Chile já ficou claro que alguns jogadores não estavam preparados psicologicamente para jogos decisivos, o choro de Tiago Silva antes da decisão por pênaltis, o descontrole emocional após a vitória naquele jogo, tudo isso deixava os torcedores apreensivos, os jogadores teriam condições emocionais de reverter um placar adverso jogando para milhares de brasileiros? O resultado todos nós sabemos.




6 – A velha ideia que a camisa brasileira ganha jogo sozinha




Talvez a conquista da Copa das Confederações tenha sido péssima para os planos da Copa do Mundo, não só os torcedores, como a mídia em geral e até a comissão técnica deve ter adotado o pensamento que o mesmo elenco que venceu em 2013 poderia vencer em 2014.




Tivemos uma primeira fase bem regular, um jogo ruim contra o Chile e momentos ruins contra a Colômbia já deviam ser o suficiente para abrirmos os olhos para a realidade, o Brasil é pior que a Alemanha, e se quiséssemos passar de fase, deveríamos armar uma retranca ao estilo Italiano e torcer para que isso desse certo.




O Brasil não foi humilde ao ponto de reconhecer sua inferioridade contra a Alemanha e como resultado se jogou ao ataque, nem se deu ao trabalho de armar um bom meio campo, acredito que os sete gols provem que uma retranca talvez não vencesse o jogo, mas impediria a humilhação. 




7 – Força Neymar




Realmente, a lesão de Neymar poderia ter sido grave, poderia ter sequelas, mas se na mesma noite confirmaram que não foi nada grave, porque não esquecer o jogador e voltar as atenções para a copa? 




Ficamos tão preocupados em apoiar o Neymar, o elenco estava tão focado em dar uma força ao jogador, que esqueceram de treinar, estudar o adversário, Neymar faturou milhões em publicidade com sua lesão, e o Brasil sofreu a pior derrota da sua história. 





Se você chegou até o final, muito obrigado, espero que tenha gostado e sinta-se livre para discordar e debater sobre tudo que foi escrito, até o próximo texto.