Neymar dependência? Infelizmente sim.


Neste texto irei expor um pouco da minha opinião sobre a atual situação da seleção brasileira e a infeliz dependência do Neymar que nosso time vem apresentando, para acessar o texto é só clicar no título da publicação.




Enfim começou a Copa América, a primeira grande competição após o vexame na Copa do Mundo. Quando o Dunga assumiu todo mundo esperava uma reformulação geral na seleção e ele realmente fez isso, mas essa reformulação só mostrou o quanto o Brasil esta fraco e sofrendo uma das piores fases de sua história.

Chegamos ao ponto de depender de apenas um jogador em campo, todo o peso do time cai em cima do Neymar. A muito tempo isso não acontecia, vamos voltar no tempo.

2002 tinhamos uma baita seleção com Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho.

2006 tínhamos Kaká, Ronaldinho, Ronaldo e Adriano.

2010 por mais que doa dizer isso tínhamos Robinho e Kaká, além de Luis Fabiano que vivia um bom momento no Sevilla.

Agora o que vemos na seleção? Um jogador em grande fase, que você pode confiar e depositar a confiança que possa mudar o jogo em uma jogada individual, mas tirando Neymar quem pode fazer esse papel? Tardelli? Fred? Firmino? Pra começar eu não sei nem ao menos onde esses jogadores estão jogando.

A atuação da seleção contra o Peru assustou tanto quanto a goleada para a Alemanha. Os jogadores brasileiros a muito tempo deixaram de ser referências na Europa, se a alguns anos os craques do brasileirão eram vendidos para Barcelona, Milan ou Real Madrid (Kaká, Robinho, Neymar), hoje são buscados pelo mercado asiático ou vão para o campeonato ucraniano que surpreendentemente É A BASE DA SELEÇÃO BRASILEIRA ATUAL.

Ver a escalação da seleção atual me assusta, começando pelo goleiro, nosso titular é da segunda divisão do campeonato brasileiro, Marcos também era mas a qualidade dos dois é muito diferente concordam? Daniel Alves e Filipe Luis não me passam confiança, Miranda e David Luiz tão pouco.

E uma ressalva ao David Luiz, porque ele insiste tanto em tentar jogar como volante e se aventura tanto no ataque? A seleção sofre diversos contra ataques assim.

A dupla de volantes de hoje foi Fernandinho e Elias, essa posição que merece destaque por não conseguir fixar ninguém como titular nos últimos 5 anos. Olha que pequena a lista de volantes que já passaram pelo Brasil nos últimos anos:

Elano, Felipe Melo, Hernanes, Ramires, Paulinho, Elias, Fernandinho, Josué, Luis Gustavo, Sandro, Lucas Leiva.

Algum deles garantiu espaço na equipe a ponto de ser titular indiscutível? Claro que não, até porque com exceção de Luis Gustavo, Fernandinho e Felipe Melo nenhum dos outros se garantiu como titular no próprio time e mudou de equipe nos últimos anos.

O meio campo no Brasil não existe desde que os treinadores começaram a usar o 4-3-3 ou o famoso 4-2-1-2-1. Neymar é o camisa 10 e precisa URGENTE de alguém no meio campo para lhe ajudar, seria Coutinho a salvação? Ou o Brasil vai chorar as mágoas do Ganso por mais alguns anos esperando ele finalmente vingar?

O camisa 9 dispensa comentários, Fred, Jô e Tardelli. Realmente, será que o Adriano quando assiste um jogo desse não sente pena do país e volta a jogar? Como disse hoje mesmo no facebook, o Adriano em forma seria titular indiscutível nesse time. Será que vai surgiu um centro avante decente ou assim como  o ganso vamos chorar as mágoas e esperar o Pato vingar? Pior é lembrar que perdemos Diego Costa para a Espanha.

Estamos vivendo na dependência de um único jogador, suplicando por novos craques.

Como disse meu pai durante o jogo ''ninguém mais respeita o Brasil'' e se não fosse um instante de craque no menino Neymar teríamos empatado com o todo poderoso Peru.