Juízes e sua síndrome de ''não me toque''


Neste texto irei expor um pouco da minha opinião sobre a nova norma que esta vigorando no campeonato brasileiro que faz todos árbitros agirem como donos do espetáculo e distribuírem cartões para todo lado e muitas vezes de forma exagerada. 




Jogador brasileiro é chato. 

É antiga a frase dos comentaristas e tenho certeza que seu pai ou seu tio já falaram isso durante um jogo do seu time "na Europa ele não faz isso não, na Europa ninguém se joga''. 

É verdade, até um tempo atrás o futebol brasileiro estava completamente chato de assistir, muita bola parada, muita falta, muita reclamação, simulação, enrolação...

Alguma coisa precisava ser feita, estávamos chegando a um nível incontrolável, eis que a CBF orienta a arbitragem a punir qualquer tipo de simulação, cera e principalmente reclamação. 

Atitude louvável afinal jogador tem que jogar bola e não reclamar, de início achei um baita negócio bom pro campeonato brasileiro, o complicado é que a arbitragem brasileira é ruim, e cumprir uma regra tão severa sem dúvida é algo muito complicado pro nível do futebol brasileiro.

Que os juízes são ruins todo mundo sabia, juiz de série C apita clássico tranquilamente hoje, antes dava pra decorar os nomes de alguns juízes, Cereta, Simon, Vuaden, Abade, Espínola, mas agora quais são os conhecidos? Nenhum.

O problema é que além de serem ruins parece que os juízes cansaram de ouvir tantas ofensas a suas mães que partiram pra vingança, tem juiz que aplica amarelo por reclamação com tanta vontade que por dentro deve pensar ''CHAMA MINHA MÃE DE PUTA AGORA''. 

A bagunça feita no jogo do Santos x Grêmio foi a primeira demonstração da merda que tudo isso esta virando.

Se os juízes ainda fossem bons e não errassem até da pra entender punir por reclamação, o problema é que os juízes erram demais e na maioria das vezes tem motivo pra reclamação, jogador não tem sangue de barata pra ver um bandeirinha errar um lateral a meio metro do lance e não fazer nada. 

A mudança de início parecia algo muito necessário e que iria mudar o comportamento dos jogadores, o que vemos agora é um excesso de autoridade por parte dos árbitros que não conseguem ter o bom senso de punir quando realmente é necessário. 

Os defensores da nova regra falam que isso é só no começo, até os jogadores se acostumarem com a nova orientação.

NEM FUDENDO.

A norma pode estar em vigor a cinco anos, você acredita que os jogadores não vão reclamar um penalti mal marcado contra seu time num clássico que define título? Realmente acha que da pra reeducar os jogadores para não reclamarem de absolutamente mais nada? 

Futebol é emoção, é raiva, é reclamação com o juiz, isso faz o futebol ser futebol, essa norma poderia até ser útil, mas pra isso precisava ser feito uma coisa, reeducar os árbitros antes dos jogadores.

Não adianta impor aos jogadores algo que eles não estão acostumados, e ainda por cima deixar juízes tão ruins e fracos serem responsáveis por isso.

Melhora a arbitragem antes de melhorar as regras, o futebol agradece.